terça-feira, 14 de junho de 2011

Bombaim




História
Surgimento
Bombaim era originalmente um arquipélago de sete ilhas, é a sexta maior área metropolitana do mundo e a maior cidade da India.
A presença humana encontra-se documentada desde 250 a.C., quando o local era conhecido como Heptanésia (Ptolomeu). Durante o século III a.C., as ilhas integraram o Império Maurya, governado pelo imperador budista Açoca.
Posteriormente, os soberanos hindus da dinastia Silhara governaram-nas até 1343, quando foram anexadas pelo Reino do Guzerate.
Desde a chegada portuguesa, meados do século XVII: sete ilhas na costa Oeste do subcontinente indiano, rodeadas por solo pantanoso; indústria
O seu território foi cedido a Carlos II da Inglaterra em 1661, como dote pelo seu
casamento com Catarina de Bragança, filha de D.João IV. Desde a colonização britânica, considerada o ponto inicial na história da cidade, que se têm sucedido contínuas evoluções no crescimento e morfologia urbana da cidade, na sua população, na sua estrutura social e na sua economia.Os complexos fenomenais urbanos e os processos de mudanças estruturais na cidade no seu passado e presente, tornou-se, temas importantes para as instituições e para os cidadãos.

TRAMAS E MOBILIDADES

Bombaim capital do estado de Maharashtra, a maior cidade da Índia e a sexta maior área metropolitana do mundo, é uma complexa aglomeração urbana poli-nuclear que exibe morfologias urbanas e parâmetros sociais caracterizados pela confusão entre ambientes urbanos do mundo desenvolvido e do terceiro mundo.

A cidade ganhou complexidade urbana nos últimos dois séculos à medida que se envolveu em com processos de transição de cidades colonial para pós-colonial, industrial para pós-industrial

e de uma cidade local-regional para uma cidade de estatutos nacional e global.
A história mostra que a Bombaim contemporânea é o resultado de um processo de evolução urbana desde um conjunto de aldeias de piscatórias de fundação portuguesa durante os últimos 350 anos.

Em um curto tempo da sua história, Bombaim atingiu o seu actual estado de pobreza,desemprego, problemas ambientais e falta de habilitação de problemas sociais.

A forma como as pessoas se locomovem nas cidades, a chamada "divisão modal", reflete a infra-estrutura de transporte público mas também o desenvolvimento econômico, o clima e a forma urbana: andar a pé pode ser a forma dominante como meio de transporte nas cidades onde muitos residentes não têm acesso ao transporte particular motorizado ou não têm os meios para pagar pelo transporte público. Portanto, andar a pé representa maciços 56% das viagens em Mumbai.
DENSIDADES E ESCALAS
Como a cidade de Bombaim cres
ceu de forma desordenada, a configuração da cidade estabeleceu-se, em grande parte, irregularmente, lembrando bastante as cidades brasileiras não planejadas.

Através da Imagem 1, referente a
uma área específica da cidade de Bombaim localizada na região central, observa-se a conformação e interação de diversos padrões, característica, inclusive, marcante desta cidade indiana. Duas situações chamam a atenção neste perímetro. Em BDD Chawis Worli há um conjunto habitacional, com prédios de apartamentos enfileirados e "ajustados" simetricamente; logo abaixo, seguindo o sentido sudoeste após uma grande avenida, percebe-se a presença de uma favela (Siddharth Nagar), com construções irregulares, elevada densidade (populacional e habitacional), condições de moradia insalubres, destituída de serviços de infraestrutura .
No geral, margeando a orla da cidade, verifica-se uma densidade (populacional e habitacional) razoável, onde existe uma distância regular entre as edificações, compostas em sua maioria por prédios de apartamentos. A partir da Imagem 1 observa-se ainda a existência de vias largas e de elevada circulação, embora o trânsito em Bombaim seja verdadeiramente confuso, para não chamar caótico, num misto que envolve moradias, estabelecimentos comerciais e empresariais.
A leste, abaixo de um conjunto de edifícios, verifica-se, assim como na primeira imagem, a existência de mais uma favela, além do complexo de vias com padrões largos e de circulação rápida interligando diferentes áreas da cidade. Vale ressaltar que o predomínio de favelas em Bombaim é notório, estigmatizando a cidade indiana como bastante desigual, seja nos aspectos econômicos ou sociais. Em Matunga East e entorno há uma razoável quantidade de árvores arbóreas nas ruas, com exceção das favelas.

LUGARES
 Juhu Beach
Juhu Beach é uma bela praia, que recebe tons de azul-turquesa. Localizado no bairro central de Mumbai.À medida que aumentam as sombras da tarde, os moradores de Mumbai seguem para Juhu Beach, trocando o congestionamento e barulho desta cidade agitada pelo espaço aberto e brisas do Mar da Arábia. As crianças jogam críquete na areia, enquanto as famí
lias fazem fila por lanches clássicos de Mumbai, nas barracas de praia.

Ao longo da longa orla marítima, as ruas de Juhu ficam especialmente lotadas nas noites de fim de semana, com o trânsito seguindo para restaurantes de peixes e frutos do mar de primeira, ao lado de hotéis recém-reformados e seus bares elegantes. O bairro há muito é lar de parte da realeza de Bollywood. Mas ultimamente, há muito mais do que estrelas e areia.

Juhu Beach é uma bela praia, que recebe tons de azul-turquesa. Localizado no bairro central de Mumbai.
Banganga Tank
O tanque Banganga foi construída sobre uma nascente de água doce sob a dinastia Silhara . Acredita-se
ser uma ramificação subterrânea do Ganges, assim, as águas são consideradas como sagradas e eficaz para a cura como as do grande rio em si.

Diz a lenda que o nome foi criado por
uma flecha por Rama (o herói épico Ramayana), que descansou enquanto ali em uma missão para resgatar sua amada Sita da morada do demônio, o rei de Lanka.

O nome deriva dessa história - Baan ("seta") + Ganga (rio Ganges).

Existem muitas lendas, mas qualquer que seja a história ou lenda, a reverência para as águas sagradas do Banganga nunca é questionada. Ele é adorado por pessoas com grande respeito. Em eventos religiosos, as pessoas vêm em grande número para dar um mergulho nas águas sagradas e fazem oferendas.
Haji Ali
Localiza-se em uma ilha ao largo da costa no Worli, Mumbai Construído em: 1431 Como Chegar: Pode-se facilmente chegar a Haji Ali, ao embarcar ônibus ou trens, ou por contratação carros ou táxis da cidade.

Ele é um dos monumento mais popular de Bombaim. Em 1431, a mesquita foi construída por Haji Ali - um comerciante muçulmano rico, que desisti de todos os encantos do mundo antes de ir para a peregrinação. A passarela, oferecendo 500 metros a pé, é o destaque desta expedição, onde o toque de água fresca e brisa agradável faz dessa experiência um momento marcante.

Possui uma área de 4.500 metros, Haji Ali Dargah tem um túmulo que está sempre coberta com uma folha de brocado vermelho e verde, apoiado por uma moldura de prata. Os pilares de mármore dentro do salão principal estão decorados com espelhos.
Bandra Worli
Bandra Worli ligação marítima em Mumbai (Bombaim) é considerado uma das primeiras e maiores pontes do mar na Índia. Com 4,7KM , esta longa ponte foi inaugurada por Sonia Gandhi em 30 de junho de 2009. Demorou mais de 15 anos para completar a construção. Liga dois locais Bandra e Worli, reduzindo o tempo de viagem de 45-60 minutos para 7 minutos.

Apenas quatro rodas, carros e ônibus estão autorizados a entrar na ponte. Duas rodas e pedestres "não são permitidos. Entrada de animais também é proibido. Em outubro de 2009.

Facilidades adicionais como marcador
de velocidade para verificar a velocidade dos veículos e câmeras para capturar imagens dos barcos e navios e também veículos estão localizados dentro da ponte. O limite de velocidade máxima permitida para os veículos é de 50 milhas por hora rodas e pedestres "não são permitidos. Entrada de animais também é proibido.Em outubro de 2009.





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